O método

pilatesO Método Pilates é uma técnica de condicionamento corporal que tem pontos em comum com a ginástica mas também apresenta muitas diferenças.

O condicionamento corporal tem em conta todas as caraterísticas de uma pessoa, do seu historial físico. Cada pessoa é diferente e, em consequência, necessita de um programa diferente e uma atenção diferente.

Além disso, o Método favorece mudanças corporais muito importantes, não só de caráter estético, mas também relacionados com a colocação e saúde da infraestrutura corporal. A sua prática regular proporciona um corpo muscularmente equilibrado e maximiza o potencial corporal de cada pessoa, ajudando também a curar lesões antigas ou recentes.

O verdadeiro Método é uma técnica muito precisa e requer uma formação ampla e exigente. Pilates, aplicado sem consciência, sem um conhecimento completo e profundo da sua metodologia, pode resultar mais prejudicial que benéfico.

Pilates posiciona-se entre a fisioterapia e o ginásio clássico, mas também oferece uma maneira de praticar desporto sem castigar o corpo.

O método apresenta uma gama de mais de 600 movimentos e posturas, alguns realizados em máquinas especificamente idealizadas para eles e para as características do Método, cujo objetivo é obter a harmonia e o equilíbrio corporal. Este é eficaz por si mesmo, pelo que não necessita de complementar-se com terapias ou outras disciplinas físicas.

Os 3 benefícios principais do Método são: Força – Flexibilidade – Controlo

Quem pode praticar?

O Método Pilates está indicado para pessoas de qualquer idade, sexo e condição física, que queiram melhorar a sua saúde com os benefícios rápidos e diretos que a técnica proporciona.

A atenção é totalmente personalizada e centra-se no bem-estar físico e na harmonia estética de cada pessoa que queira corrigir lesões, problemas posturais ou desequilíbrios corporais.

Atividades

O Método Pilates está indicado para pessoas de qualquer idade, sexo e condição física que queiram melhorar a sua saúde com os benefícios rápidos e diretos que a técnica proporciona.

A atenção é totalmente personalizada e centra-se no bem-estar físico e na harmonia estética de cada pessoa que queira corrigir lesões, problemas posturais ou desequilíbrios corporais.

Authentic Pilates Privadas

Nas sessões individuais, o cliente dispõe da orientação personalizada de um instrutor do método pilates, e realizará exercícios adequados ao seu estado físico e de acordo com os seus objetivos pessoais.

Este tipo de sessões, por serem personalizadas, são as mais efetivas em termos de resultados, e são as recomendadas para pessoas que apresentem patologias.

Authentic Pilates Duos com equipamentos

Nas sessões de duos, os clientes dispõem de orientação de um instrutor do método pilates, o qual dirigirá a sessão de acordo com a capacidade dos clientes.

Neste tipo de sessão procuraremos criar duos com pessoas com condições físicas e morfologias equivalentes.

Neste tipo de sessões não podem participar pessoas com patologias graves.

Authentic Pilates Pequenos Grupos Mat

As sessões para pequenos grupos em mat são realizadas sem a utilização dos grandes equipamentos.

Neste tipo de sessão não há a personalização dos exercícios para cada cliente, havendo a exclusão dos exercícios sempre que um elemento do grupo não consiga acompanhar.

Este tipo de sessão é acompanhada por um instrutor do método pilates.

Quem é Joseph Humbertus Pilates?

joseph-pilates-2Joseph Humbertus Pilates nasceu em Dussodorf, Alemanha em 1880.

Foi um menino doente afetado por asma, raquitismo e febre reumática. Superou as suas limitações físicas com exercícios como a ginástica, acrobacia e yoga, chegando a converter-se, em 1914, em modelo de desenhos anatómicos.

Insatisfeito com os métodos físicos existentes na época começou a elaborar uma técnica física que todos pudessem praticar, um método físico universal baseado no ideal corporal grego e no estudo de todas as técnicas físicas existentes.

Foi o princípio do seu método que se desenvolveu durante toda a sua vida.

Em 1912, devido ao crescimento do nazismo, decidiu emigrar para Inglaterra com um grupo de circo onde trabalhava como acrobata. Durante a sua permanência em Inglaterra, trabalhou também como instrutor de defesa pessoal para os detetives da Scotland Yard e interessa-se pelo boxe, desporto que lhe veio a custar a visão de um olho.

Durante a primeira guerra mundial foi detido e mantido encarcerado num campo de refugiados. Ali começou a treinar os seus colegas que resistiram, graças ao seu treino, à epidemia de gripe que arrasou a Inglaterra durante esse inverno.

É no hospital deste campo, onde chegavam mutilados dos bombardeamentos de Londres, que Pilates se interessa pela reabilitação de vários problemas físicos colocando molas nas camas do hospital. Este é o início do desenho do equipamento hoje chamado de Cadillac. Todo o trabalho efetuado neste campo deu credibilidade ao seu método e aos seus princípios.

Sendo já reconhecido em Inglaterra, regressa à Alemanha quando a guerra termina. Neste tempo, o seu método é já conhecido pela comunidade da dança, especialmente por Rudolph Van Laban, criador do estilo de dança ainda hoje vigente. Hanya Holm também adotou o seu sistema de exercícios e forma parte do programa de treinamento da técnica Holm. Quando Joe (Joseph) foi chamado como instrutor do exército alemão, decide abandonar definitivamente a Alemanha.

joseph-pilates-3Em 1926, emigra para os Estados Unidos. Durante a viagem, conhece Clara, com quem viria a casar-se mais tarde. Ao chegar a Nova York, abrem um estúdio, compartilhando a direção com o New York City Ballet, o que facilitará o contacto de Pilates com pessoas como Ruth Saint Denis, Ted Shawn, Martha Graham, e daí a presença de vários movimentos de dança dentro do Método. Em 1960, George Balanchine convida Pilates a treinar as jovens bailarinas de ballet de Nova York. Assim, Joe encontra-se com Romana Kryzanowska, futura discípula e herdeira do seu método aquando da sua morte. O contacto com o mundo do ballet dá-lhe uma grande popularidade dentro e fora dos Estados Unidos. Nos anos 70, as celebridades descobriram o Pilates e isto veio dar grande repercussão ao sistema, já que os media começaram a interessar-se por Pilates nos anos 80.

Durante um incêndio acidental nos anos 70, Pilates terá inalado muito fumo, adoecendo e morrendo pouco tempo depois. Pilates disse “estou 50 anos à frente do meu tempo” e, de facto, não se enganou. Atualmente mais de 5.000.000 de americanos praticam Pilates e os números continuam a crescer.